terça-feira, 3 de maio de 2016

Epa Bàbá!!!


Dia na Semana: Sexta-feira
Dia no Ano: Sexta-feira Santa, 40 dias após a quarta-feira de cinzas (carnaval). 29 de junho.
Ferramentas: Opáxoró ( Bastão de prata, Oxalá usa-o como uma espécie de bengala.)
Domínios na Natureza: Criação do Universo, céu, atmosfera. Tudo o que é branco na natureza.
Domínios no Homem: Poder procriador masculino, vida e morte, paz.
Local: Oxalá encontra-se no céu, no Orum. Em locais onde predomina a paz.
Cor: Branco leitoso
Saudação: Epa Bàbá!


Oxalá é alheio a todo tipo de violência, brigas, disputas, ofensas, guerras. Orixá que gosta da pureza, da ordem, de limpeza.
Tudo que é branco pertence a Oxalá,toda substância branca, animais, metais, tudo que carrega o branco, carrega Oxalá, a pomba branca é tida como um de seus principais símbolos.

As sextas-feiras são reservadas para Oxalá, quando seus filhos e todos os adptos do candomblé usam branco da cabeça aos pés, em sinal de respeito e devoção.

Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.

A maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objectos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.

A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.

O Alá, o pano branco sagrado, representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A acção de cobrir não evoca somente protecção, zelo, denota a actividade masculina no acto sexual.

No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.




Motumbá Axé

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